sexta-feira, 29 de abril de 2011

Senado troca a frota de carros oficiais por veículos alugados

Casa alega que haverá economia de R$ 6 milhões anuais. Manutenção dos carros ficará a cargo da empresa vencedora da licitação

Atualmente, os veículos dos senadores têm 10 anos. Estimativa é que cada unidade seja leiloada por cerca de R$ 15 mil

O Senado decidiu ontem trocar a frota de carros oficiais por veículos alugados. A Casa gastará cerca de R$ 360 mil mensais para contratar a empresa que fornecerá — e será responsável — pela manutenção dos automóveis utilizados por 81 senadores. O custo de cada uma das 90 unidades alugadas será de aproximadamente R$ 4 mil por mês.
O primeiro-secretário da Casa, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), afirmou que o Senado abrirá licitação para escolher a empresa. O modelo da frota ainda não foi definido, mas os itens considerados indispensáveis para servir os parlamentares são bancos de couro, motor 2.0 cilindradas e ar-condicionado. A companhia escolhida para prestar o serviço de locação de veículos ao Senado terá contrato de até cinco anos e deverá renovar os veículos a cada dois anos. Os modelos sugeridos são o Vectra, da Chevrolet, e o Corolla, da Toyota.
Lucena argumenta que a frota alugada representará economia de R$ 6 milhões anuais para o Senado, que atualmente gasta R$ 17 milhões para cuidar dos carros de propriedade da Casa. O montante refere-se a despesas com manutenção e pagamento dos funcionários do setor de transporte. “A locação é a mais barata de todas as alternativas estudadas”, alega o primeiro-secretário. A atual frota do Senado, composta por Fiats Marea, tem quase 10 anos de uso. Depois de escolhida a firma de locação, os veículos oficiais serão leiloados. O valor estimado de cada carro é de R$ 15 mil.
A oficina utilizada hoje para a manutenção da frota fixa será desmontada. Os funcionários que cuidam dos carros serão remanejados para outras funções no Senado. Cícero Lucena afirmou que a medida liberará uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados, onde fica a oficina de reparos, que servirá para ampliar a estrutura da Casa. “Vamos disponibilizar o espaço e ter uma área para evitar a construção de mais prédios. Os prestadores de serviço da oficina podem ser usados em outras áreas”, explica Lucena.
O estado de conservação dos automóveis oficiais é fonte de reclamação da maioria dos senadores. “Já fiquei no prego várias vezes com esses carros”, resume o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). O tucano Cícero Lucena engrossa o coro dos insatisfeitos. “Hoje, estou sem carro. Esses veículos já rodaram quase 200 mil quilômetros. Todo cidadão brasileiro sabe que o custo de manutenção de carros como esses é antieconômico”, justifica.

iPhones

Além dos carros novos, os senadores foram agraciados este ano com iPhones funcionais. O primeiro-secretário afirma que não teme críticas da sociedade pelas melhorias na estrutura fornecida aos parlamentares logo após o Congresso aprovar um aumento de 61,8% do salário dos deputados e dos senadores. “Acho que a opinião pública entende a função do cargo de um senador, que tem historicamente a representatividade do posto, como têm os ministros de Estado. Dentro dessa linha, estamos buscando eficiência e menor custo.”

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