terça-feira, 13 de março de 2012

Dilma vai receber presidente da Fifa sexta-feira

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff vai receber o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, na próxima sexta-feira (16). A reunião deverá servir para um desagravo da entidade ao governo brasileiro depois das polêmicas declarações do secretário-geral, Jérôme Valcke, sobre o andamento das obras para a Copa do Mundo de 2014.

No começo de março, Valcke disse que o Brasil estava mais preocupado em ganhar a Copa do que em organizá-la. Disse ainda, usando uma expressão em francês, que as autoridades brasileiras precisavam de "um chute no traseiro" para acelerar os preparativos para o Mundial.

A declaração foi seguida por uma série de cartas, pedidos de desculpas e a resposta do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, de que o Brasil não mais aceitaria Valcke como interlocutor da Fifa para tratar de assuntos da Copa de 2014. A questão ainda não está definida e deve ser um dos assuntos da reunião entre Dilma e Blatter.

Na sexta-feira (9), a Fifa anunciou o cancelamento da visita que Valcke faria ao Brasil esta semana. A federação informou que a visita só ocorreria após Blatter ser recebido por Dilma. A assessoria do Ministério do Esporte disse que a visita foi cancelada a pedido do ministro.

Deputado Pepe Vargas toma posse amanhã no Ministério do Desenvolvimento Agrário

Brasília – O novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, indicado na última sexta-feira (9) para substituir Afonso Florence no comando da pasta, toma posse amanhã (14), às 11h30, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Natural de Nova Petrópolis (RS), o médico Gilberto José Spier Vargas, conhecido como Pepe Vargas, está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Já foi vereador (1989-1992), deputado estadual (1995-1996) e duas vezes prefeito de Caxias do Sul (eleito em 1996 e reeleito em 2000).

Filiado ao PT desde 1981, Pepe Vargas iniciou a vida política no movimento estudantil, ao coordenar o núcleo de universitários do partido em Caxias do Sul. Atuou também nos sindicatos dos Trabalhadores da Indústria têxtil e dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e dos Petroquímicos do Rio Grande do Sul.

Atualmente, preside a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional e é membro da Comissão de Finanças e Tributação. Pepe Vargas apresentou projetos nas áreas de saúde, educação, agricultura familiar e previdência.

A troca de ministros foi anunciada na noite de sexta-feira. Em nota, a presidenta Dilma Rousseff agradeceu a participação de Florence no governo e desejou boa sorte ao novo ministro. O motivo da mudança no comando do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) não foi divulgado. Deputado federal pela Bahia, Florence deve voltar à Câmara, onde tem mandato até 2014, ou entrar na disputa municipal de outubro.

Florence é o décimo segundo ministro a deixar o governo Dilma. Sete foram afastados ou pediram demissão após denúncias de corrupção: Antonio Palocci, da Casa Civil, Alfredo Nascimento, dos Transportes, Wagner Rossi, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Novais, do Turismo, Orlando Silva, do Esporte, Carlos Lupi, do Trabalho, e Mario Negromonte, das Cidades.

Também deixaram a equipe ministerial o ex-titular da Defesa Nelson Jobim, que saiu após criticar publicamente o governo, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad e a a ex-titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres Iriny Lopes, que saíram para disputar as eleições municipais e o ex-ministro da Pesca e Aquicultura Luiz Sérgio, que reassumiu o mandato de deputado federal pelo Rio de Janeiro.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Subcomissão criada no Senado para analisar mudanças no FGTS inicia trabalhos

Brasília - O Senado iniciou hoje (7) os trabalhos para avaliar medidas que melhorem a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores, que hoje está em 3% ao ano, além da taxa referencial (TR) do período. As análises estão a cargo de uma subcomissão temporária ligada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Os parlamentares decidiram começar os trabalhos pelo estudo das propostas sobre o assunto em tramitação no Congresso – que, só no Senado, somam 27 – e marcaram para o dia 15 outra reunião para que tenham tempo de analisar os estudos feitos pela Consultoria Legislativa da Casa.

A avaliação prévia feita pelos consultores alerta que um possível aumento da remuneração levará a um inevitável "encarecimento dos empréstimos para compra da casa própria, por parte das classes menos favorecidas de nossa sociedade". No dia 22, os senadores realizarão uma audiência pública com representantes do Conselho Curador do FGTS, do Executivo, e de empresários e trabalhadores.

Apesar da possibilidade de encarecimento dos empréstimos financiados com recursos do fundo, os consultores reconhecem que juros de 3% ao ano mais a correção pela TR tornam o FGTS um dos investimentos com a mais baixa remuneração do mercado financeiro brasileiro. O estudo feito para a análise dos senadores ressalta que os recursos captados por contribuições dos empregados e empregadores "é um patrimônio do trabalhador para fazer face ao desemprego" e a principal fonte das políticas habitacional, de saneamento básico e de infraestrutura urbana.