quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Prazo para adoção da CNH digital no país muda para julho

Prazo para adoção da CNH digital no país muda para julho© Redação / Foto: Divulgação Prazo para adoção da CNH digital no país muda para julho
Quando a CNH digital, também chamada de CNH-e, foi aprovada em 2016, o prazo inicial para que todos os Estados brasileiros oferecessem o documento era 1 de feveiro deste ano. Contudo, diante da dificuldade de sua implementação, esse prazo agora foi prorrogrado para 1 de julho. 
Leia mais:
A medida foi publicada pelo Ministério das Cidades no Diário Oficial da União do dia 30 de janeiro. E dessa vez não deve ser novamente adiada. Segundo informações do site G1, até semana passada, menos da metade dos Estados estavam preparados ou já emitiam a nova CNH digital. Entre os que não oferecem ainda estão, por exemplo, São Paulo e Rio de Janeiro. 
O site informou também que houve um pedido da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para prorrogar o prazo para a adequação das companhias aéreas e dos procedimentos de embarque à CNH eletrônica. 
Atualmente, o documento é emitido em 12 Estados. São eles: Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins e Goiás, que foi o primeiro Estado a adotar a CNH-e em outubro do ano passado. De acordo com o Denatran, Pernambuco também está emitindo o documento em fase de testes. A estimativa é que 17 mil CNH digitais já tenham sido emitidas no país. 
Vale lembrar que o documento eletrônico tem o mesmo valor da CNH impressa em papel, mas ainda não estão definidos os valores a serem cobrados pela sua emissão em cada Estado brasileiro. Cada Detran tem autonomia para cobrar ou não pelo serviço e determinar o seu custo. E não é obrigatório mudar para o documento digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário