segunda-feira, 22 de março de 2010

Heloísa Périssé: Sempre em frente

Atriz se consagra em novela fazendo o público rir e chorar, revela querer ser escritora em tempo integral no futuro e diz que o melhor da vida ainda está por vir


POR BEATRIZ MOTA



Rio - Nos últimos meses, Heloísa Périssé teve seu humor posto à prova. Fora da zona de conforto que os 20 anos de comédia lhe garantiam, a atriz fez sua estreia em novelas ao mesmo tempo em que sua rotina pessoal também sofria transformações: dois meses antes do início do novo trabalho, em outubro de 2009, ela assumiu publicamente a separação com o diretor Mauro Farias. Hoje, com ‘Cama de Gato’ na reta final e ótimas marcas no Ibope (a média tem sido de 25 a 30 pontos), todos sabem, sua personagem Taís — a mais nova perua do pedaço — é o maior sucesso, ganhou mais espaço na trama e caiu no gosto do público. E sobre as outras questões do passado, ela não se importa em dizer, por lá ficaram.






Livre de amarras e rótulos, Périssé se sente à vontade para assumir, na vida, o papel de mulher independente e de atriz talentosa e competente que sempre foi — na alegria e na tristeza. “Odeio ser cerceada. Receber ordens, por exemplo, me brocha”, revela ela, contando um pouco de seu dia a dia: “Hoje, a minha vida é muito bem preenchida, tenho um tripé bem estruturado de fé, saúde e trabalho. E eu nunca me sinto sozinha. Se me perguntam: ‘Você vai sozinha?’ Não, vou comigo, ué, sou uma ótima companhia”.



.

Atriz comemora sucesso de Taís, sua personagem em 'Cama de Gato', diz ser uma pessoa realizada e avisa que solidão não é com ela
Foto: João Laet / Agência O Dia

Se do lado de fora da telinha Heloísa é só sorrisos, na ficção a atriz — até então reconhecida por personagens cômicos como a inesquecível adolescente Tati — teve que aprender a sofrer. “Eu não tenho vontade de fazer papéis sérios para provar alguma coisa para alguém, mas para variar. ‘Cama’ me deu a oportunidade de fazer várias cenas que eu nunca tinha feito, como chorar de verdade, me entristecer, gostar de alguém. Me empenhei muito em função disso e hoje me sinto mais segura do meu trabalho”, garante.



A novela foi só o primeiro passo para uma virada em sua carreira. “No futuro, quero deixar de ser atriz para ser escritora. Não vou deixar de interpretar, mas minha prioridade será outra”, adianta ela, que é colunista há dois anos da TV TDB!.



As confusões vividas por Taís, dividida entre o amor de Bené (Marcello Novaes) e de Sólon (Daniel Boaventura), renderam pano pra manga com o público — torcedor assumido de Bené. “Ouvi muito nas ruas. A minha química com ele é real. Eu realmente amo o Marcello Novaes. Acho um doce, um amor, um anjo. Uma pessoa pura, um pouco mesmo parecido com o Bené”, elogia Heloísa, que mantém uma ótima relação com os fãs: “Veem na Taís um personagem simpático. Além disso, as pessoas têm uma gratidão por quem as faz rir. Eu não tenho tom de estrela ou símbolo sexual, então estou no mesmo nível do público e eles gostam”.



Talvez seja na identificação com o povão que Périssé mais se assemelhe a Taís, pois, apesar do nariz empinadinho, a atriz tem bem pouco da ‘peruísse’ recém-adquirida da personagem. “A minha vaidade é com a minha saúde. Mas, hoje, acho que o mundo é de dentro para fora, temos que cuidar do interior. É como Jesus fala: ‘Buscai primeiro o Reino de Deus e a Justiça e tudo mais vos será acrescentado’”, cita.



Religiosa, faz com frequência uso de frases bíblicas e se orgulha de sua fé. “Eu sempre fui beatinha, desde criança. Meu pai foi ateu por muito tempo, só depois descobriu Deus. Acho que essa minha fé vem da minha mãe”, conta. A formação de Lolô — como a atriz é carinhosamente chamada pelos amigos — está demarcada ainda em sua conduta pessoal. “Sou quase uma freira. Eu faço questão de ser na minha. Na noite, por exemplo, eu não funciono. Me chama para uma corrida às 6h que eu vou ‘felizaça’, minha turma é essa”, revela ela.



E os convites devem ser muitos. No caminho sala de imprensa do Projac/carro da atriz, onde esta entrevista foi realizada — em movimento, mais uma evidência do roteiro apertado dos últimos capítulos de ‘Cama de Gato’ —, Lolô cumprimentou dezenas de amigos e colegas. “Tem um amigo meu que diz: ‘Lá vem a acenadora’, porque eu falo com todo mundo. Eu sou assim, gosto de pessoas, não sou falsa, não faço gênero. Mas, também, quando eu não gosto... Dá para sacar na hora. Já me mudei tanto na vida que tive que desenvolver minha capacidade de me adaptar”, acredita.



A fidelidade dispensada por Heloísa às suas crenças, ideais e amigos — “Eu ouço muito: ‘Pô, só a Lolô mesmo para me fazer rir numa hora dessas’” — não se aplica, no entanto, a uma exótica extravagância: “Minha casa não passa um mês sem uma obra. Eu moro lá há sete anos e tem um quarto que já foi seis coisas diferentes. Eu já tenho quase uma firma de construção: engenheiro, marceneiro, bombeiro...”, revela a atriz.



As obras ininterruptas, mais do que uma mania, indicam ainda um forte traço da personalidade da atriz: “Eu me renovo o tempo inteiro, definitivamente, não dá para dizer ‘eu sou’, mas ‘eu estou’”, assume ela, que é adepta da psicanálise. “Hoje, minha capacidade de soltar o passado, liberar o perdão, é o que eu mais trabalho na terapia. O perdoar liberta, até para eu receber um novo muito bom que com certeza vem por aí”, aposta.



Sem descartar uma nova gravidez



Comediante, atriz ou escritora? Heloísa Pérrisé gosta mais é de desempenhar a função de mãe. E, de acordo com ela, Luísa, de 10 anos (de seu casamento com Lug de Paula), e Antônia, 3, da união com Mauro Farias, têm o sangue dramático nas veias. “Lá em casa é um ‘gravando’ o tempo inteiro. Elas são bem dramáticas, duas Sarah Bernhardt. Reclamam que eu trabalho muito e não tenho tempo para elas”, conta Périssé, que não descarta a possibilidade de engravidar novamente: “Sou extremamente feliz com elas, mas quem sabe, se eu casar de novo..."



Apesar das reclamações das filhas, Lolô garante que hoje não tem outras prioridades: “Se amanhã eu tiver um dinheiro para poder emprestar ao Bill Gates eu vou continuar trabalhando, pois eu faço o que amo. Mas não quero mais ter uma vida enlouquecida”, diz.



Com o fim de ‘Cama de Gato’, Heloísa já retoma alguns projetos. Ela está escrevendo o texto de uma nova peça e reinicia a turnê de ‘Cócegas’, ao lado da amiga Ingrid Guimarães. “Nossa ideia é segurar até fazer 10 anos de espetáculo, ano que vem”, adianta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário