quinta-feira, 15 de abril de 2010

Rotary faz homenagem pelo Dia do Jornalista


Diego Valdevino

diegovaldevino@jornalhoje.inf.br

Fotos: Marco Antônio Oliveira
                                                                     Mais um tradicional almoço do Rotary Club Nova Iguaçu Leste foi realizado ontem na Churrascaria Rodeio Gaúcho. Cerca de 25 rotarianos, entre advogados e empresários, participaram do evento. Estiveram presentes na reunião, o presidente do Jornal de Hoje, Valcir Almeida, a segunda vice-presidente do Rotary Leste, Tereza Marcondes, o rotariano do clube de Ramos e ex-governador do Distrito 4570 (EGD) no período 93/94, Edson Avelar, que apresentou uma palestra sobre a trajetória da revista Brasil Rotário, que completou em novembro do ano passado, 85 anos de história.
                                                
Durante o evento, outras personalidades participaram da reunião, que ainda homenageou a imprensa pelo Dia do Jornalista, que foi comemorado na semana passada.

Na ocasião, os rotarianos homenagearam o diretor presidente do JH, Valcir Almeida, que ficou emocionado.

“O Jornal de Hoje tem uma história de vida de 38 anos e sempre servindo toda a Baixada Fluminense. Me sinto orgulhoso de receber do Rotary Nova Iguaçu Leste essa homenagem pelo Dia do Jornalista. Isso nos engrandece ainda mais”, disse.

Sobre a palestra de Edson Avelar, foram destacados a história da revista Brasil Rotário e alguns projetos do Rotary. “Nossa revista já contribuiu bastante com os rotarianos em todo o Brasil. Ela noticia os projetos dos rotarys e é o nosso principal meio de comunicação. A segunda parte de nossa palestra foi baseada no tema “tecnologia da informação”, que é um projeto que está em andamento com a Fundação Biblioteca Nacional, que vai digitalizar todas as revistas do Brasil Rotário. A revista que hoje possui 64 páginas, vai a partir de maio ter 72 páginas. Todos vão ter acesso e o nosso site será modernizado. Temos que mostrar aquilo que fazemos e não o que somos”, afirmou.

A revista foi fundada em 14 de novembro de 1924, quando foi lançado o boletim Notícias Rotárias do Rotary Club do Rio de Janeiro. Em 1928, o boletim muda de nome: “Rotary Brasileiro”. Na década de 30, o Rotary se expandiu com a fundação de clubes em diversos estados. Já a década de 40, o grande marco foi a convenção Internacional do Rotary. Os rotarianos colaboraram para a criação da ONU. Em janeiro de 1951, a revista Rotary Brasileiro passou a se chamar Brasil Rotário, então com uma tiragem mensal de cinco mil exemplares. Já na próxima década a tiragem da revista passou para 12 mil exemplares mensais. Em 1974, no 50º aniversário, a Brasil Rotário noticiou os problemas e dificuldades enfrentados pela revista ao longo dos anos. Em 1985, o Rotary lançou o “Programa Pólio Plus, que foi o maior projeto de sua história, voltado a erradicação mundial da Poliomielite. Esta década também foi marcada pela entrada das mulheres no Rotary.

O ano de 1995 também é especial, pois a revista ganhou com a profissionalização de toda a equipe jornalística. O site foi lançado três anos mais tarde. Na década de 2000, o Brasil Rotário chega ao final de 2009 com uma tiragem mensal de 53 mil exemplares, que atinge todos os associados dos mais de 2.300 mil clubes brasileiros. Em 2005, o Rotary festeja o aniversário de 100 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário