segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vitória clara de Dilma Rousseff no Rio

A cada 10 votos no estado, seis foram para a presidenta. Serra perdeu também em Minas




Rio - Os eleitores fluminenses foram decisivos para garantir a vitória de Dilma Rousseff (PT). Em todo o estado do Rio, ela conquistou a preferência de quase 5 milhões de pessoas, o equivalente a cerca de 60% dos votos válidos, contra R$ 3,2 milhões de José Serra, com quase 40%. Assim, o estado aumenta seu prestígio junto ao Governo Federal, fator fundamental para a entrada de investimentos da União em eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.
Antes do resultado, o governador Sérgio Cabral (PMDB) ressaltava o crescimento de recursos federais aplicados no Rio nos últimos quatro anos.
“Não tenho dúvidas de que o povo do Rio será mais uma vez grato a Dilma e Lula. O Rio passou a ficar entre os primeiros colocados no recebimento de recursos da União e isso é fruto de uma parceria. E a Dilma comandou esse processo. Na Casa Civil, ela foi uma espécie de primeira-ministra do governo Lula”, afirmou o governador.
Seu vice, Luiz Fernando Pezão (PMDB) também avalia que a vitória de Dilma é de grande importância para o Rio. Ele estima, por exemplo, que o investimento total direto para a Copa e as Olimpíadas no Rio sejam de aproximadamente R$ 20 bilhões.
“Vamos nos reunir agora em novembro e dezembro para definir os recursos que União, Estado e Município vão investir nessas competições. A vitória de Dilma é importante porque ela já está envolvida com todos os projetos e já conhece muito bem quais são as necessidades do estado para essas competições”, afirma Pezão.
Outro estado que também teve importância para a eleição de Dilma foi Minas Gerais. Apesar do maciço apoio do senador eleito Aécio Neves (PSDB), José Serra não conseguiu vencer entre os mineiros. Ele obteve 4,4 milhões de eleitores, ou cerca de 41% dos votos válidos. A petista, que no primeiro turno teve a preferência de 5 milhões de mineiros, conseguiu somar 6,2 milhões de eleitores. Ela venceu 15 estados e no Distrito Federal. Serra, em 11.

Tranquilidade marca o segundo turno carioca

As eleições do segundo turno no Rio de Janeiro tiveram clima de paz e tranquilidade. Nas seções eleitorais, não foram registradas grandes filas, já que a votação era apenas para um candidato. No primeiro turno, o eleitor votava em seis nomes.
Apesar da liberação da venda de bebidas alcoólicas no período eleitoral, não houve grandes tumultos ou brigas. Nos bares da Zona Sul, por exemplo, os eleitores — mesmo de candidatos adversários — comemoraram o resultado das eleições sem maiores desentendimentos.
Quase 2,5 milhões de eleitores deixaram de votar no Estado, levando a abstenção para cerca de 21%. Ontem, o governador Sérgio Cabral rebateu as acusações de que teria transferido o feriado do Servidor Público para hoje com o intuito de favorecer a eleição de Dilma.
“É um factóide falar isso. Quem disse que o servidor público não vota em Dilma? Eles são muito gratos a Lula e Dilma. Os últimos oito anos foram melhores para os servidores do que os oito anos anteriores”, afirmou o governador do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário