sábado, 26 de março de 2011

Tentativa de assassinato de Ricardo Gama tem repercussão internacional




Fico muito triste quando constato que até agora nenhuma entidade ou organização brasileira se manifestou diante do gravíssimo atentado contra o blogueiro Ricardo Gama, que foi uma tentativa de calar sua voz, mas mais do que isso, um ataque à liberdade de expressão, de opinião, de imprensa, e acima de tudo um desafio à democracia.


Para vocês terem uma idéia da gravidade, reproduzo abaixo a reação de entidades internacionais jornalísticas, de defesa da liberdade de expressão e de opinião.

O atentado foi condenado e está sendo cobrada a apuração rigorosa do crime contra Ricardo Gama pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que divulgou um comunicado em Miami; pelo Committee to Protect Journalists (CPJ) que se manifestou em Nova Iorque; e pelo site hispânico Periodistas em Español (reproduções abaixo). Além da ONG Repórteres sem Fronteiras que se manifestou logo no dia seguinte ao crime, como mostrei aqui no blog.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro e no Brasil, nenhuma entidade representativa da sociedade levanta a voz cobrando justiça ou se manifestando contra um atentado à liberdade de imprensa, que se tivesse tido êxito, seria da amplitude da execução de Tim Lopes. Até a mídia do Rio, ainda que sem dar o destaque e todas as informações que o caso exige, vem noticiando o atentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário