sexta-feira, 13 de maio de 2011

Rio terá novos terminais rodoviários; investimento será de R$ 82 mi


                             Projeto do novo Terminal Rodoviário Américo Fontenele





ReduzirNormalAumentarImprimirO Rio de Janeiro finalmente vai ganhar terminais rodoviários novos, equipados com minishoppings climatizados e tudo. O governador Sérgio Cabral assinou ontem decreto autorizando a elaboração do edital de concorrência pública para concessão à iniciativa privada dos terminais Américo Fontenelle e Menezes Cortes, no Centro, e as unidades de Nilópolis e Nova Iguaçu, na Baixada.

A revitalização foi incluída no programa do governo do estado de obras a serem concluídas para a Copa do Mundo e a Olimpíada de 2016. O edital deve estar nas ruas daqui a 3 ou 4 meses. A assinatura do contrato acontece nos próximos 180 dias, as obras começarão logo depois e a previsão é de conclusão no final de 2013. O custo total estimado é de R$ 82 milhões.

A prioridade é a reconstrução do Américo Fontenelle, por onde circulam 300 mil pessoas por dia. Isso por sua localização e o papel que vai desempenhar na integração dos meios de transportes - trem, metrô e ônibus - com linhas radiais para pontos estratégicos da cidade durante os eventos esportivos. As outras unidades são menores e precisarão de menos reparos.

O Américo Fontenelle será reconstruído também em função do péssimo estado das instalações elétricas e hidráulicas e das infiltrações. O local é parda de 50 linhas. A reforma prevê a construção de novas plataformas de embarque e desembarque, seguindo os padrões de acessibilidade para idosos e portadores de deficiência, novos banheiros, minishopping climatizado, elevadores, sistemas de som e vigilância e de monitoramento de entrada e saída de veículos no estacionamento, com cerca de 200 vagas. O projeto está orçado em R$ 28 milhões.

Os demais também terão esses equipamentos (com exceção do minishopping), mas em quantidade reduzida, compatível com o movimento.

Modelo copiado da Novo Rio

Somadas todas a vezes que um passageiro pisa em um desse quatro terminais por ano, a movimentação chega a 100 milhões de usuários em viagens de ida e volta.

"Foram mais de três anos de estudos e muito trabalho para chegarmos até aqui e atender a determinação do governador de aparelhar nossas rodoviárias com o que tem de mais moderno", frisou Ronaldo Francisco, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado (Coderte) do Rio. Segundo ele, as estações seguirão o modelo implantado pela companhia há pouco mais de um ano no Terminal Rodoviário Novo Rio.

No mês passado, havia sido dito que a empresa vencedora da concorrência pública será responsável também pela construção de três novas rodoviárias. Mas, segundo a Coderte, esse projeto foi adiado por enquanto.


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