quarta-feira, 6 de julho de 2011

Denúncias derrubam segundo ministro em menos de um mês

Queda de Alfredo Nascimento ocorre apenas algumas semanas após Dilma ter de substituir Antonio Palocci.

Em menos de 30 dias, a presidenta Dilma Rousseff se viu obrigada a efetuar a segunda troca no primeiro escalão de seu governo em decorrência de denúncias e suspeitas de corrupção. Após assistir no mês passado à queda do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, Dilma perdeu Alfredo Nascimento, que perdeu nesta quarta-feira a cadeira de ministro dos Transportes.

Palocci deixou o cargo no dia 7 de junho, sob suspeita de ter praticado tráfico de influência em favor de sua empresa de consultoria, a Projeto. Dilma teve então de escalar Gleisi Hoffmann para assumir a Casa Civil. Após a queda de Palocci, as denúncias foram, aos poucos, sendo arquivadas, apesar de a oposição insistir nos pedidos de investigações.

A crise em torno do ex-chefe da Casa Civil teve ainda como efeito colateral a substituição de um terceiro integrante do núcleo central do governo - o então ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio. Diante da avaliação de que a articulação política teria de ser fortalecida, a presidenta optou por uma troca entre Luiz Sérgio e Ideli Salvatti - a ex-senadora assumiu a pasta de Relações Institucionais e o peemedebista foi para o seu lugar, passando a comandar o Ministério da Pesca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário