segunda-feira, 29 de agosto de 2011

RJ: após acidente, ferroviários debatem segurança de bondinhos

                        Perito fotografa bonde virado no bairro de Santa Teresa

                     Foto: Murilo Rezende/Futura Press


Ferroviários fazem uma assembleia na manhã desta segunda-feira na estação Carioca dos bondinhos de Santa Teresa, no centro do Rio de Janeiro. O grupo discute medidas de segurança e manutenção das composições. O bondinho acidentado em Santa Teresa, que matou cinco pessoas e feriu 57, sábado, estava com um arame substituindo um parafuso acima da roda traseira esquerda e uma sapata (espécie de pastilha de freio) completamente desgastada na mesma roda.

Os problemas foram constatados pela Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado do Rio de Janeiro (Crea-RJ), que vistoriou o que sobrou do veículo. A cena causou indignação até nos integrantes da comissão.

"Mesmo que não seja nenhuma peça de importância para o sistema de segurança, demonstra falta de manutenção. É inadmissível", disse o engenheiro Luiz Antônio Cosenza, coordenador da comissão, que acredita que o sistema de freios falhou.

O governador Sérgio Cabral emitiu nota lamentando o acidente. Ele disse que o transporte ficará interrompido e a Secretaria de Transportes conduzirá plano de modernização dos bondes



Nenhum comentário:

Postar um comentário