quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Autoridades iniciam obras no Complexo Logístico Farol/Barra do Furado

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, em companhia da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho e do prefeito de Quissamã, Armando Carneiro se uniram a outras autoridades de municípios vizinhos, entre vereadores e secretariado para oficializar o início das obras do Complexo Logístico e Portuário Farol/Barra do Furado.

Antes de seguirem com suas comitivas para o canteiro de obras onde juntos, acionaram as máquinas, o governador e os prefeitos falaram sobre o projeto que deverá modificar completamente a paisagem e a economia na região entre os municípios de Campos e Quissamã.

Em companhia do vice-governador, Luis Fernando Pezão; do Secretário Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno; do Secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo; do Secretário de Estado de Transporte, Júlio Lopes e do Secretário de Estado de Assistência Social, Rodrigo Neves que foi lançar o Programa Renda Melhor o governador falou que o projeto é a concretização de um sonho conjunto dos Prefeitos juntamente os governos do Estado e Federal.

“Essa é uma obra estruturante, criada através de um sonho da prefeita Rosinha (Garotinho), do Armando (Carneiro), por mim e pelo vice Pezão, pelo presidente Lula e pela Dilma. Com essa união está sendo possível a realização deste sonho, com recursos das prefeituras, do governo do Estado e do Governo Federal, com entrada do setor privado. É uma obra sofisticada, com tecnologia australiana, que vai trazer milhares de empregos para a região que vai passar a se beneficiar do setor de óleo e gás. Podemos dizer que haverá o antes e o depois do Complexo,” disse o governador que ao ser perguntado sobre o impacto ambiental do projeto revelou.

“Não estamos diante de um dilema e sim do desenvolvimento econômico que atende à região e que poderemos ver daqui a dez anos,” concluiu Cabral.

Para a prefeita Rosinha a cerimônia desta quarta celebrou o cultivo de uma semente lançada por ela enquanto ainda era governadora do Estado.

“Esse projeto começou comigo como governadora em 2006, quando lançamos a pedra fundamental. As prefeituras da época firmaram um acordo, mas infelizmente o projeto parou. Em 2009, quando assumi a prefeitura de Campos, conversamos, Armando e eu, sentamos com o governo Federal, e tudo está acabando com um final feliz.” Comemorou a prefeita.

Em suas palavras, Armando Carneiro, prefeito de Quissamã exaltou o grande impacto social e o desenvolvimento que o projeto irá proporcionar ao município.

“É um momento histórico para a região. O que está previsto é um desenvolvimento organizado,” disse o prefeito que frisou ainda que quanto à previsão de término da obra em 18 meses, revelou que vai lutar para antecipar ao máximo para antecipar o prazo.

Estiveram presentes na cerimônia os prefeitos de São Francisco do Itabapoana, Beto Azevedo; de Carapebus, Amaro Fernandes; de São Fidélis, Luis Carlos Fenemê, além da prefeita de São João da Barra, Carla Machado.

O PROJETO

O Complexo Logístico será constituído pelos municípios de Quissamã e Campos, com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal, para a instalação de empresas do setor de Óleo e Gás.

Serão aplicados R$ 175 milhões de recursos públicos do consórcio intermunicipal formado pelos dois municípios, sendo 70% de Campos e 30% de Quissamã. Estes recursos serão destinados para construção da casa de bombas, píer, que vai receber estrutura do sistema send by pass (transpasse de areia de Campos para Quissamã), e a estrutura do sistema.

Durante a solenidade de lançamento será implantada a 1ª estaca do píer do Sandy By-Pass, sistema de transporte de areias projetado para evitar o assoreamento do Canal das Flechas. O sistema utiliza tecnologia australiana que pela primeira vez é empregada na América Latina.

As obras de dragagem, bem como o aumento dos moles necessários para a proteção da entrada do Canal das Flechas, têm o apoio do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e estão sendo realizadas pelo Consórcio Terra e Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário