quarta-feira, 20 de junho de 2012

Luiza Erundina: "Lula passou dos limites"

 

EX-PREFEITA DE SÃO PAULO (PSB) DESCREVEU COMO "UM GESTO RUIM" A IDA DO EX-PRESIDENTE À CASA DE PAULO MALUF, COM QUEM O PT FECHOU ALIANÇA EM SÃO PAULO; ALIANÇA FOI "UM PREÇO MUITO ALTO POR UMA COISA MUITO PEQUENA", DISSE A DEPUTADA

A ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) disse nesta quarta-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou dos limites ao tirar foto junto com o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), com quem fechou aliança com o PT para a candidatura de Fernando Haddad, em São Paulo. Nesta terça-feira 19, Erundina desistiu de fazer parte da chapa de Haddad, de quem seria vice, após acordo com o PP (leia mais).
Segundo ela, o acordo dos dois partidos foi "um preço muito alto por uma coisa muito pequena". Ela contou, em entrevista nesta terça (http://brasil247.com/pt/247/poder/65473/ ) – quando ainda afirmava que não recuaria de ser vice – que ficou sabendo da aliança durante a cerimônia em que seu nome foi anunciado na chapa do PT paulista. Hoje, a deputada disse que sabia das conversas entre os dois partidos, mas que foi surpreendida com a presença de Lula na casa de Maluf, na última segunda-feira, quando o acordo foi selado. "Aquele gesto foi ruim", disse. Para ela, a foto causou "repulsa".

A deputada afirmou que se soubesse que a aliança com o PP fosse coisa certa, "não teria deixado chegar ao ponto que chegou". Erundina acredita que a presença de Maluf ao lado dos petistas pode sim enfraquecer a chapa de Haddad. "Criou um clima de perplexidade. É um desconforto". Sobre a militância do partido, a ex-prefeita que o grupo é formado por pessoas exigentes, que não são indiferentes às direções do partido.

Após o anúncio de que Erundina deixaria a chapa, o PSB deixou a escolha para vice a cargo de Haddad, que chegou a dizer quer foi pego de surpresa e, por isso, ainda não tinha nomes para indicar. Hoje, o vereador Netinho de Paula, pré-candidato do PCdoB à prefeitura de São Paulo, descartou a possibilidade de substituir Erundina. "Aos jornalistas!! 'Não serei vice do Haddad' Pronto falei", publicou no Twitter. O PCdoB ainda pode deixar de lançar candidatura própria na capital para apoiar o PT em São Paulo. Uma das indicações da legenda pode ser a deputada estadual Leci Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário