quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Rio mostra força diante de educadores de países ricos

Projetos pioneiros como as escolas 3.0 e o Educopédia serão apresentados pela secretária Claudia Costin a técnicos de 10 países a partir de hoje, durante conferência internacional; em 2013, Rocinha terá ginásio experimental para novas tecnologias aplicadas à educação.
 
O setor de Educação do município do Rio de Janeiro terá uma oportunidade de ouro, a partir da tarde de hoje, de mostrar seus melhores programas para técnicos de todo o mundo. Ao mesmo, será possível saber o que está-se passando pelo mundo na intersecção das novas tecnologias com as práticas pedagógicas. Essa é a proposta do GELP – Conferência Internacional do Programa Líderes da Educação Global, que reúne 80 profissionais de educação de 10 países a partir do final da tarde desta terça-feira 6, no Hotel Sheraton, no Leblon. A secretária municipal de Educação do Rio, Claudia Costin, participa da abertura da Conferência.
 
Pela primeira vez realizado no Brasil, o evento, que vai até esta sexta-feira 9 é organizado a cada seis meses e tem o objetivo de reunir os membros do GELP para compartilhar práticas, metas e desafios para transformar a Educação de forma eficaz e sustentável, a nível local, nacional e global, através do uso de novas tecnologias em sala de aula e novos métodos pedagógicos. Os países que compõe o GELP atualmente são Estados Unidos, Finlândia, Brasil, Austrália, Canadá, China, Inglaterra, Índia, Nova Zelândia e Coréia do Sul.
 
No Rio, 80 representantes dos países que compõem o programa estarão discutindo os desafios da educação, a partir da utilização de novas tecnologias e novos métodos pedagógicos. Além da secretária de Educação, Claudia Costin, também participarão do encontro o diretor do GELP, o inglês David Albury, e organizador do evento, o australiano Tony Mackay,
 
O uso de novas tecnologias aplicadas à educação já faz parte da realidade das escolas da Prefeitura desde 2009, com investimentos de R$ 17 milhões. A Secretaria Municipal de Educação criou a Escola 3.0, projeto que traz novas abordagens tecnológicas às salas de aula e é sustentado por três pilares:
 
· Educopédia
 
Uma plataforma de aulas digitais criada pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de tornar o ensino mais atraente e mobilizador para os adolescentes e instrumentalizar o professor. O programa oferece uma opção rápida e fácil para professores que desejam integrar tecnologias à suas aulas. Além disso, é mais uma alternativa para o reforço escolar e para os alunos que faltaram às aulas ou que não compreenderam o conteúdo. A Educopédia foi criada com base nas orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação e estruturada para cada dia de aula. Cada aula digital possui um tema e inclui de seis a dez objetos educacionais. Esses objetos podem ser vídeos, animações, textos, podcasts, quizes, joguinhos, e seguirão um roteiro pré- definido. Dentro da plataforma, professores e alunos do 1° ano do Ensino Fundamental contam também com o Pé de Vento, uma versão da Educopédia para a alfabetização.
 
Além disso, a plataforma conta ainda com a Educoteca. A ferramenta possibilita que alunos e professores usuários da Educopédia possam navegar por um acervo de livros digitais em uma plataforma web. Nesse ambiente, eles passam a ter contato com diversas mídias, interagir com o conteúdo e acessar recursos externos que sirvam de complemento para o conteúdo que está sendo abordado. A Educoteca conta com livros interativos que possuem textos narrados, vídeos, jogos, histórias em quadrinhos páginas para colorir, glossário, marca páginas e a possibilidade de realizar anotações.
 
· Portal Rioeduca
 
Tem como objetivo proporcionar uma comunicação mais eficaz entre o Nível Central da SME, Coordenadorias Regionais de Educação, professores e alunos.
 
· Sistema de Gestão Acadêmica (SGA)
 
O SGA permite o gerenciamento centralizado de atividades acadêmicas nas escolas, como matrículas, formação de classes, planejamento de aula, entre outras ações.
 
- Ginásio experimental na Rocinha
 
A partir de 2013, o município do Rio experimentará uma nova forma de ensinar. Um ensinar mais compartilhado. Orientado, coordenado pelo professor, mas com profunda participação dos alunos. No qual, novas tecnologias terão um papel principal. Com esse conceito, o Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE) surge como o protótipo das escolas do futuro da Prefeitura do Rio. A primeira unidade do GENTE funcionará na Escola Municipal André Urani, na Rocinha, com capacidade para atender 210 alunos do 7º ao 9º ano.
 
No GENTE, o conceito de aula também será diferente. Tablets e smartphones substituirão os antigos cadernos. O conteúdo a ser aprendido pelos alunos não estará mais nos livros didáticos, mas disponibilizado na Educopédia. As provas serão corrigidas automaticamente e vão gerar resultados imediatos, pois serão aplicadas por meio da Máquina de Testes. O professor continuará dando aula, não mais como a única figura detentora do conhecimento, mas como um orientador, tornando-se um facilitador do aprendizado. Nesse novo papel, também norteará grupos de discussões, munindo os alunos com matérias de apoio e tornando-se mentor desses jovens.
 
Também a partir do próximo ano, as escolas municipais já contarão com a Máquina de Testes, um sistema de avaliação dos alunos que cobrirá todas as disciplinas do 1º a 9º Ano. O sistema será usado para as avaliações bimestrais, que servem como base para o acompanhamento do desempenho das escolas e dos alunos. Por meio de um banco de questões, preparadas por cerca de 100 professores da rede municipal, os alunos farão testes digitais.
 
Nesta quinta-feira (dia 8), os membros do GELP poderão acompanhar de perto as ações desenvolvidas pela SME nas escolas municipais. Eles poderão visitar o Espaço de Desenvolvimento Infantil Dona Lindu, além das escolas municipais: George Pfisterer; IV Centenário, Affonso Várzea e Ginásio Experimental de Novas Tecnologias André Urani (Escolas do Amanhã); Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch; Ginásio Experimental Carioca Orsina da Fonseca e; CIEP Glauber Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário