quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Prefeitura do Rio tenta salvar Viaduto do Joá

Serão implantadas medidas preventivas para evitar a instabilidade estrutural do Elevado, que liga São Conrado, na Zona Sul, à Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade; caminhões serão proibidos de circular durante os 12 meses de obras e velocidade máxima permitida será reduzida; reforma irá instalar 64 novas vigas metálicas em cada tabuleiro.
 
Agência Rio - A Prefeitura do Rio informou nesta quinta-feira 13 que na próxima segunda-feira vai implantar medidas preventivas para evitar a instabilidade estrutural do Elevado do Joá, que liga São Conrado, na Zona Sul, à Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.
 
A Cet-Rio vai proibir totalmente a circulação de caminhões na via, todos os dias da semana, durante as obras com duração prevista para 12 meses. Houve também redução do gabarito de 4,5 metros para 4 metros, proibindo a passagem de caminhões no tabuleiro inferior.
 
Ônibus urbanos (com 3,5 metros de altura) continuam liberados. Outra medida é a redução da velocidade máxima permitida na via, que passará de 80 km/h para 60 km/h.
 
A Secretaria Municipal de Obras assegura, com base em sucessivos ensaios técnicos, que não existe risco iminente de colapso na via. De 2009 a 2012, a prefeitura investiu R$ 9,3 milhões em obras e ensaios preventivos no elevado, incluindo nesse montante a contratação da Coppe/UFRJ para elaborar o relatório encomendado pelo município.
 
As intervenções para reforçar a superestrutura do viaduto já foram iniciadas. As obras, estimadas em R$ 7 milhões, vão instalar 64 novas vigas metálicas em cada tabuleiro, reforçando os pórticos já reformados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário