Estação mais quente do ano, que teve início às 9h11 desta sexta, tem primeiro dia abafado, com sensação térmica de 43 graus no Rio de Janeiro; para quem pretende ir à praia no sábado, é bom aproveitar a parte da manhã; neste ano, a capital fluminense espera receber 3,19 milhões de turistas, que podem deixar US$ 2,6 bilhões na cidade.
O Verão promete oferecer, neste ano, ainda mais calor do que o normal. A estação mais quente do ano tem início nesta sexta-feira 21, às 9h11 (horário de Brasília). As características típicas estão confirmadas, mas com mais intensidade: dia abafado e pancadas de chuva no final da tarde.
De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, do Instituto Climatempo, trata-se de uma continuidade das condições que já se vinha observando ao longo da Primavera, geralmente mais quente do que o comum. "Eventualmente, num dia mais nublado, teremos uma temperatura mais amena, mas de forma generalizada, em média, teremos mais calor do que o normal", explica.
Especificamente no Rio de Janeiro, o primeiro dia do Verão registra sensação térmica de 43 graus, abafado por conta do ar quente vindo do oceano. A máxima deve ser de 39 graus, com mínima de 23 graus, também segundo o Climatempo. Para quem pretende ir à praia neste primeiro sábado da nova estação, é bom que levante cedo. O sol deve se manter apenas na parte da manhã. À tarde, o dia fica nublado e há previsão de chuva antes do anoitecer.
Rio deve receber mais de 3 milhões de turistas neste verão
A cidade do Rio de Janeiro espera receber cerca de 3,19 milhões de turistas neste verão, número superior aos 3,02 milhões de visitantes no verão passado. A estimativa da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) é que eles deixem na economia da capital fluminense U$ 2,63 bilhões. No período passado, os turistas movimentaram U$ 2,23 bilhões.
Para o réveillon de Copacabana, a prefeitura carioca prevê que o número de visitantes deverá subir de 712 mil registrado no ano passado, para 752 mil na virada de 2012 para 2013. A orla da Praia de Copacabana deverá receber mais de 2 milhões de pessoas. A festa também terá 13 transatlânticos, com 45 mil passageiros, fundeados no mar em frente ao local do evento. Segundo a organização da festa, o público poderá acompanhar por 16 minutos a queima de 24 toneladas de fogos.
Com o objetivo de atrair ainda mais turistas para a cidade, a Riotur programou para o dia 25 dezembro, na Praia de Copacabana, um show gratuito com os cantores Stevie Wonder e Gilberto Gil. Para o subsecretário de Turismo, Pedro Guimarães, "este é um presente que a cidade e a prefeitura estão entregando aos cariocas e aos turistas, com o nosso Gilberto Gil e o Stevie Wonder fazendo uma festa belíssima".
O subsecretário disse ainda que a atividade turística é uma das maiores fontes de geração de empregos. Segundo Guimarães, a secretaria está trabalhando para que a indústria do turismo tenha uma cadeia logística que integre todo o setor: a hotelaria, a gastronomia, a prestação de serviços, os guias de turismo, os agentes de viagens e as operadores de turismo.
"Quando a cidade aquece ainda mais, os eventos acontecem e ela começa a receber mais turistas, gerando uma oportunidade maior ainda de emprego, não só aqueles temporários mas o fortalecimento daquela demanda dos empregos fixos. Isso reflete diretamente na questão econômica da cidade. Os hotéis já batem hoje a casa dos 80% [de ocupação], e a expectativa é que no Natal e na virada do ano a gente ultrapasse os 90% a 95% de ocupação", estimou.
Em relação às expectativas para o carnaval, a Riotur prevê que cerca de 900 mil pessoas participarão da festa dos blocos de rua e do desfile das escolas de samba. Segundo o órgão, esses turistas deixarão U$ 665 milhões na economia da capital fluminense. No carnaval passado a cidade recebeu 850 mil visitantes que movimentaram R$ 628 milhões.
Com informações da Agência Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário