sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Verão será mais quente em todos os sentidos

Estação mais quente do ano, que teve início às 9h11 desta sexta, tem primeiro dia abafado, com sensação térmica de 43 graus no Rio de Janeiro; para quem pretende ir à praia no sábado, é bom aproveitar a parte da manhã; neste ano, a capital fluminense espera receber 3,19 milhões de turistas, que podem deixar US$ 2,6 bilhões na cidade.
 
O Verão promete oferecer, neste ano, ainda mais calor do que o normal. A estação mais quente do ano tem início nesta sexta-feira 21, às 9h11 (horário de Brasília). As características típicas estão confirmadas, mas com mais intensidade: dia abafado e pancadas de chuva no final da tarde.
 
De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, do Instituto Climatempo, trata-se de uma continuidade das condições que já se vinha observando ao longo da Primavera, geralmente mais quente do que o comum. "Eventualmente, num dia mais nublado, teremos uma temperatura mais amena, mas de forma generalizada, em média, teremos mais calor do que o normal", explica.
 
Especificamente no Rio de Janeiro, o primeiro dia do Verão registra sensação térmica de 43 graus, abafado por conta do ar quente vindo do oceano. A máxima deve ser de 39 graus, com mínima de 23 graus, também segundo o Climatempo. Para quem pretende ir à praia neste primeiro sábado da nova estação, é bom que levante cedo. O sol deve se manter apenas na parte da manhã. À tarde, o dia fica nublado e há previsão de chuva antes do anoitecer.
 
Rio deve receber mais de 3 milhões de turistas neste verão
 
A cidade do Rio de Janeiro espera receber cerca de 3,19 milhões de turistas neste verão, número superior aos 3,02 milhões de visitantes no verão passado. A estimativa da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) é que eles deixem na economia da capital fluminense U$ 2,63 bilhões. No período passado, os turistas movimentaram U$ 2,23 bilhões.
 
Para o réveillon de Copacabana, a prefeitura carioca prevê que o número de visitantes deverá subir de 712 mil registrado no ano passado, para 752 mil na virada de 2012 para 2013. A orla da Praia de Copacabana deverá receber mais de 2 milhões de pessoas. A festa também terá 13 transatlânticos, com 45 mil passageiros, fundeados no mar em frente ao local do evento. Segundo a organização da festa, o público poderá acompanhar por 16 minutos a queima de 24 toneladas de fogos.
 
Com o objetivo de atrair ainda mais turistas para a cidade, a Riotur programou para o dia 25 dezembro, na Praia de Copacabana, um show gratuito com os cantores Stevie Wonder e Gilberto Gil. Para o subsecretário de Turismo, Pedro Guimarães, "este é um presente que a cidade e a prefeitura estão entregando aos cariocas e aos turistas, com o nosso Gilberto Gil e o Stevie Wonder fazendo uma festa belíssima".
 
O subsecretário disse ainda que a atividade turística é uma das maiores fontes de geração de empregos. Segundo Guimarães, a secretaria está trabalhando para que a indústria do turismo tenha uma cadeia logística que integre todo o setor: a hotelaria, a gastronomia, a prestação de serviços, os guias de turismo, os agentes de viagens e as operadores de turismo.
 
"Quando a cidade aquece ainda mais, os eventos acontecem e ela começa a receber mais turistas, gerando uma oportunidade maior ainda de emprego, não só aqueles temporários mas o fortalecimento daquela demanda dos empregos fixos. Isso reflete diretamente na questão econômica da cidade. Os hotéis já batem hoje a casa dos 80% [de ocupação], e a expectativa é que no Natal e na virada do ano a gente ultrapasse os 90% a 95% de ocupação", estimou.
 
Em relação às expectativas para o carnaval, a Riotur prevê que cerca de 900 mil pessoas participarão da festa dos blocos de rua e do desfile das escolas de samba. Segundo o órgão, esses turistas deixarão U$ 665 milhões na economia da capital fluminense. No carnaval passado a cidade recebeu 850 mil visitantes que movimentaram R$ 628 milhões.
 
Com informações da Agência Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário