sábado, 12 de janeiro de 2013

Aluguel social: Prefeitura de Duque de Caxias terá definição até até segunda-feira.


O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, anunciou no início da tarde desta quinta-feira (10) que até segunda-feira (14) a questão do pagamento do aluguel social para quem está em um dos abrigos mantidos pela Prefeitura estará resolvida.  A verba para o pagamento do benefício virá do Ministério da Integração Nacional e atenderá ainda a recuperação de cerca de 10 quilômetros de estradas e vias do quarto distrito, que foram destruídas pelo temporal da semana passada. Segundo Alexandre Cardoso, a prioridade é atender as 94 pessoas que estão nos abrigos da Prefeitura.
            - Emergencialmente os recursos estarão sendo liberados até segunda-feira pelo Ministério da Integração Nacional. Falei com o ministro Fernando Bezerra, que garantiu liberar até no início da próxima semana a verba do aluguel social. Vamos priorizar aqueles que estão nos abrigos e perderam tudo. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos têm entrevistado estas pessoas, realizando um levantamento de suas perdas para podermos iniciar o pagamento do aluguel social. Não há necessidade de entrar em fila de cadastramento. Estamos procurando estas pessoas, há um critério de prioridade para quem irá receber o aluguel social. Logicamente estas pessoas que estão nos abrigos são prioritárias - afirmou.
            Quanto à questão das casas que estão em áreas de risco, elas vêm sendo avaliadas por técnicos do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) e da Defesa Civil municipal.  Até o momento, foram demolidas 19 casas e ainda nesta quinta-feira outras 11 serão derrubadas e outras 24 até domingo.  A expectativa é chegar a um total de 80 casas em uma primeira etapa. O prefeito garantiu que os antigos moradores serão beneficiados com aluguel social, liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e com recursos que o governador Sérgio Cabral assumiu em compromisso. O prazo para a liberação destes benefícios depende de critérios que estão sendo avaliados.
 LIXO - O trabalho de coleta de lixo na cidade está se normalizando, informou a Prefeitura. No entanto, com a lama e os detritos nas ruas, o serviço teve um aumento considerável. “Estamos atuando em todo o município. Entretanto, é preciso entender que o temporal trouxe um aumento de detritos e volumes, o que nos obrigou a priorizar as regiões mais afetadas. Diariamente recolhemos cerca de duas mil toneladas e outras mil toneladas são produzidas. Acredito que dentro de 40 a 50 dias tudo estará normalizado”, previu Cardoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário