quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mais uma marca global nas mãos de um brasileiro

Homem mais rico do País, Jorge Paulo Lemann acaba de engolir mais uma marca global. Além de dono da Budweiser e do Burger King, ele acaba de adquirir, junto com seus sócios do fundo 3G Capital e com o bilionário Warren Buffett, a Heinz, mais tradicional marca de ketchup do mundo; qual será sua próxima tacada? Coca-Cola?
 
Homem mais rico do Brasil, com uma fortuna de US$ 18,9 bilhões, o empresário Jorge Paulo Lemann acaba de engolir mais uma marca global. Dono da maior cervejaria do mundo, que controla marcas como Budweiser e Stella Artois, além das brasileiras Brahma e Antarctica, ele adquiriu por US$ 28 bilhões o controle da empresa de alimentos Heinz, que produz a marca de ketchup mais admirada do planeta.
 
Lemann comandou a aquisição, por meio do seu fundo 3G Capital, associado à Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffet. E ele, que já era o empresário mais importante do Brasil, aos poucos começa a se tornar figura central do capitalismo americano. Além da Anheuser Busch, que produz a Budweiser, ele também controla o Burger King, segunda maior rede de fast-food do mundo, atrás apenas do McDonald's.
 
Não será surpresa se, em algum lugar do futuro, Lemann vier a se tornar dono do maior ícone do capitalismo global, que é a Coca-Cola – empresa que tem Buffett como um de seus grandes acionistas.
 
Leia, abaixo, o noticiário da Reuters sobre a aquisição:
 
14 Fev (Reuters) - A Berkshire Hathaway, conglomerado do bilionário Warren Buffett, e a 3G Capital anunciaram nesta quinta-feira acordo para comprar a H.J. Heinz por 72,50 dólares por ação, ou 28 bilhões de dólares, incluindo dívida.
 
A fabricante norte-americana de alimentos não informou a parcela desembolsada pela Berkshire e pela 3G, que tem entre os sócios os brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira.
 
No Brasil, a Heinz é dona da marca Quero Alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário