terça-feira, 13 de julho de 2010

A ABI REVIVE OS TEMPOS HERÓICOS DA LUTA CONTRA A DITADURA....


Foi uma noite para ficar na história! Disse um dos presentes. A reunião dos "Amigos do Peregrino" lotou o auditório da Associaçao do saudoso Barbosa Lima Sobrinho. Estiverem presentes professores, empresários, lideres políticos, estudantes, representantes de comunidades, parentes e outros amigos do candidato a Governador pelo PR, Fernando Peregrino. Logo no inicio, foram passados slides sobre a biografia de Peregrino, entre elas a foto de seu avô getulista que no Nordeste ajudou no dia 3 de outubro a fazer a Revolução de 1930, fato que marcou a história do Brasil. Jessy Sarmento, amigo de 60 anos de Brizola, emocionou-se ao dizer que quem deveria estar ali era o amigo dele, o grande lider, Leonel Brizola e entregou um botom da campanha de Brizola a Peregrino, Rosinha e Clarissa., simbolizando o apoio de lider à candidatura. O professor Carlos Lessa, um dos brasileiros mais ilustres na atualidade, ex-presidente do BNDES, resumiu assim porque apoia Peregrino: - porque Peregrino é nacionalista, brasileiro e populista! Falaram tambem de seus compromissos com o povo e com a campanha os senadores Waguino e Carlos Dias. O vice -governador Pastor David Cabral falou com entusiasmo da possibilidade da vitória da chapa e de seu apoio ao lider Garotinho. O candidato a deputado estadual pelo PT, Saint Clair, utilizou-se da matemática para provar que Peregrino vai para o segundo turno, bastando apenas 20%, pois com isso, o pleito seria decidido na segunda rodada e ai o povo veria quem é o melhor, disse Saint Clair, que arrancou risos de todos quando chamou de Anthony Peregrino o candidato do PR. O empresário Benedito Paret disse ter ido à reuniao dar seu voto de apoio pelo trabalho que Peregrino fez na area do desenvolvimento tecnologico do Estado. O Diretor da COPPE, Segen Farid destacou a contribuiçao de Peregrino para o desenvolvimento da tecnologia e pelo fato dele ser, sem dúvida, o melhor candidato para as eleiçoes a Governador, pedindo prioridade para educaçao e saude. O Professor Luiz Pinguelli Rosa, como estava no exterior, enviou mensagem de apoio, lembrando as lutas nacionalistas travadas em comum com o candidato.

Arrancando muitos aplausos da audiencia, Clarissa, candidata à deputada estadual, fez um discurso forte e eloquente sobre a perseguição ao Garotinho e sua estratégia de se candidatar a deputado federal. Clarissa destacou a lealdade de Peregrino e seu preparo para governar o Estado. Rosinha, emocionada, discorreu sobre as perseguiçoes da imprensa e de instituições à sua familia, sobre o absurdo da sua cassação do cargo de prefeita por ter dado uma entrevista em junho de 2008, sobre o a lealdade de Peregrino e sua disposição de pedir voto para o 22: estou pronta para pedir votos para voce Peregrino em qualquer lugar do Estado! É só me dizer aonde que devo ir! Disse a ex-governadora, aplaudida por todos.
Peregrino, em seu discurso, disse ter encontrado a origem de sua ideologia. Seu avô, José de Borja Peregrino, foi getulista de primeira hora na Paraíba, marchando com Juarez Távora e outros revolucionários e promover o fim da velha república e suas práticas patrimonialistas. O candidato do PR disse estar preparado, apesar de nao ter almejado a posiçao de candidato, que era do seu lider Garotinho ( que naquela noite estava sendo mais uma vez vitima de perseguição) porque esteve ali naquela casa de luta pela Liberdade com seus companheiros estudantes nos tempos sombrios da ditadura, sendo que muitos desses companheiros foram torturados e assassinados. Peregrino se comprometeu em cumprir todo o Programa de Garotinho Governador que ele mesmo tinha elaborado de forma participativa com milhares de pessoas em dezenas de seminarios desde agosto do ano passado. Disse que, caso eleito, vai revogar no primerio dia o decreto sobre as vans. Vai promover nova licitaçao com base na decisao do Juiz da 4a vara da fazenda pública e reabilitar o papel das vans no sistema de transporte do estado. Vai tambem interromper o predominio dos onibus e fortalecer o transporte sobre trilhos, transformando a Supervia em um metrôde superficie. Peregrino disse que voltara com o modelo CIEPs de horario integral e valorização do professor. Peregrino, ao final, convocou a todos a se comprometerem com a campanha pois na verdade é a luta da força do povo contra a elite conservadora que novamente irá surpreender os poderosos, como no passado Brizola surpreendeu, em plena ditadura, o chaguismo, hoje representado por Cabral e seus aliados. Peregrino disse que seu governo será participativo, que criará conselhos sociais e populares para acompanhamento das açoes e programas, para fiscalizaçao e evitar o assedio dos que criaram esse mar de lama que recobre o governo Cabral, como no caso da Saúde. Presente tambem Darc Costa, Marcos Cavalcanti da COPPE, o procurador Francesco Conte, Marilia Guimarães, Teodoro Buarque de Hollanda, Aquilino Senra, vide diretor geral da COPPE, representando o diretor Luiz Pinguelli Rosa, Paulo Metri do Clube de Engenharia, Alfredo Pinheiro, candidatos a deputado federal e estadual, irmãos do candidato, seus filhos e sua esposa. O evento terminou com o jingle da campanha marcado em ritmo de pagode e que todos cantaram. Foi uma noite memorável que lembrou outras campanhas populares e vitoriosas que marcam o Estado do Rio de Janeiro como um estado oposicionista às elites que traem os interesses do povo brasileiro.

( Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário