domingo, 18 de julho de 2010

Peregrino vai retomar o programa dos CIEPS

A volta do horário integral
O professor Peregrino (22), como diria o saudoso Leonel Brizola “vem de longe”. Alguns podem não conhecê-lo, ele representa o novo na política, mas pela ética, pelas idéias, porque é a primeira vez que disputa uma eleição, porque não é político que tenha base eleitoral ou curral. Mas o que não lhe falta é experiência administrativa. Como presidente da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa) no meu governo e no de Brizola, presidente do PRODERJ, secretário de Ciência e Tecnologia e chefe de gabinete da governadora Rosinha, além de ter sido fundador e professor da Escola de Políticas Publicas da UFRJ, o professor Peregrino sem dúvida alguma é o candidato ao governo do Estado mais preparado.


Peregrino vai retomar o programa dos CIEPS, que acompanhou de perto, como integrante do governo Brizola e colaborador de Darcy Ribeiro. A volta do horário integral é indispensável, ainda mais quando vemos o quadro trágico da educação no nosso estado, que só está à frente do Piauí, no Ensino Médio.

Peregrino vai valorizar o professor, porque ele é a base da educação. De que adianta distribuir laptops, colocar computadores nas salas de aula que não funcionam, ou instalar aparelhos de ar condicionado alugados e esquecer dos profissionais e deixar a educação em segundo plano.

Cabral transformou a educação num balcão de negócios. É preciso investir nas nossas crianças e adolescentes. Para isso tem que haver professor na sala de aula, com salário digno, com estímulo, com condições de trabalho

Os CIEPs têm que voltar a ser como foram concebidos por Brizola e Darcy, para que as crianças fiquem o dia todo na escola, tenham atividades extra-curriculares, lazer, alimentação de qualidade, porque muitos alunos passam necessidade dentro de casa. E têm que se abrir para a comunidade, como fiz no meu governo, quando criei o programa “Escolas de Paz”, onde nos fins-de-semana, havia atividades não só para os alunos como para as famílias. Os CIEPs podem ser pólos de integração com a comunidade em volta.

Como dizia Darcy Ribeiro: “O livro é o tijolo com que se constrói o espírito”. É na sala de aula, com educação integral de qualidade, que vamos garantir o futuro das nossas crianças e dos nossos jovens e é isso que o professor Peregrino (22) vai fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário