quarta-feira, 21 de julho de 2010

TRE contra mulheres ‘laranjas’ em partidos

Rio - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai pedir à Polícia Federal, que investigue supostas candidaturas ‘laranjas’ apresentadas pelos partidos com a finalidade de cumprir a obrigatoriedade legal de 30% de mulheres entre os candidatos nas eleições deste ano. A decisão foi tomada ontem, na sessão em que o TRE começou a julgar os registros de candidaturas. De acordo com denúncias do Ministério Público Eleitoral (MPE), vários pedidos de registros de candidatas foram feitos apenas para cumprir a cota de 30% exigida pela lei.


“Muitos processos estão sem a documentação exigida”, explicou a procuradora eleitoral, Silvana Batini. Ela citou como exemplo 18 candidatas a deputada estadual e federal pelo PDT com documentos incompletos.

A procuradora pediu a impugnação da chapa pedetista, mas os membros do TRE entenderam que, inicialmente, não havia como caracterizar fraude no caso. O presidente do TRE, Nametala Jorge, explicou que a Corte vai apurar as possíveis fraudes, quando julgar os registros individuais de cada candidata. Os casos suspeitos serão encaminhados à PF.

O Dia Online de 21/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário