quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sérgio Cabral prestigia lançamento de livro sobre bicicletas no Rio

O Empresário e ex-Secretário de Transportes do Estado do Rio, Julio Lopes, reuniu, nessa terça-feira (27), artistas, personalidades e parte da classe política no Clube Marimbás, em Copacabana, para o lançamento do livro “Bicicleta – A Cara do Rio”, que ele escreveu ao lado de Claudio Santos, presidente da Federação de ciclismo do Rio de Janeiro(FECIERJ) e de José Lobo, presidente da Transporte Ativo. Nele, Julio, que expôs modelos dos anos 30 e 40 no lançamento, defende a bicicleta como um dos melhores caminhos para a resolução de alguns problemas do transporte urbano
                                Julio Lopes,Claudio Santos e Jose Lobo: os autores do livro

“Durante estes mais de três anos que estivemos na Secretaria de Transportes, trabalhamos muito para fazer dela o meio de transporte do Rio de Janeiro. E este livro é uma forma de ajudar as pessoas que querem ter mais informações sobre elas,” disse ele ao lado do filho João e da mulher e empresária Kitty Monte Alto. “Sou uma grande admiradora da dedicação que ele dá a tudo o que faz. Ele é perfeccionista, trabalha muito, e a idéia do livro foi uma maneira de mostrar que a bicicleta é algo que funciona muito bem no mundo inteiro, e que também pode ser um grande meio de transporte no Brasil,” afirmou Kitty.
Na fila de autógrafos, o ator Jorge Pontual , que está no livro, falou da importância deste meio de transporte. “Julio me pediu um depoimento , e usou uma foto minha andando de bicicleta em Amsterdã. Esta foto é um bom exemplo de como eu me relaciono com este meio de transporte. Moro na Barra da Tijuca e vou para a academia de bicicleta. Onde quer que eu esteja, se puder, eu a levarei. Ela já faz parte de minha rotina diária”, revelou o ator.

                                             Bruna di Túlio e Julio Lopes

Na mesma fila, a jornalista Cláudia Cataldi falava dos benefícios que teve com o uso da bicicleta após ter seu segundo filho. “Engordei 20 quilos durante a minha segunda gravidez, e já perdi oito ao usar a bicicleta como atividade física. É muito oportuna a edição deste livro por conta dos benefícios que ela traz, principalmente em casos com o meu”, afirmou.
Para a atriz Bruna Di Tulio, andar de bicicleta funciona como uma terapia. “Ajuda a pensar na vida, a ficar bem com seu corpo, sem falar no contato com a natureza. Neste domingo eu andei cerca de 20km. Adoro!”, afirmou ela.
Uma das maiores inspirações para este livro partiu de uma foto feita em 1987, onde estão jornalista e escritor Sérgio Cabral e o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc andando de bicicleta. O livro inclusive é dedicado a eles. “Esta foto foi a primeira manifestação pró-ciclovia. O Sérgio Cabral era Secretário de Esporte e Lazer na época e hoje, no mundo inteiro, a ciclovia tem sido valorizada. Um bom exemplo foi o de Paris, e queremos muito que o Rio se torne um exemplo para a América do Sul. Basta buscarmos a popularização da bicicleta como um meio de transporte efetivo na cidade e no Brasil, ”afirmou Minc.

                                                    Carlos Minc e Leleco Barbosa

O Governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, foi uma das últimas personalidades a chegar ao evento. “A mobilidade pela bicicleta é verdadeira e o Julio já me botou em uma para andar com ele por muitos cantos. Este transporte tem tudo a ver, não somente com a cara da cidade, mas também do Estado do Rio de Janeiro” afirmou Cabral, que esteve no evento ao lado dos empresários Alexandre Aciolly, Ricardo Amaral, Leleco Barbosa, com a mulher Maninha Barbosa, o ator Vagner Santisteban, o presidente da Supervia, Amin Murad, o Senador Francisco Dornelles, entre outros.

                                                  Alexandre Accioly e Julio Lopes


                                          Sergio Cabral com Kitty Monte Alto e o filho, João


                               Modelos de bicletas dos anos 30 e 40 enfeitram o lançamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário