sábado, 13 de novembro de 2010

‘Está me parecendo que executivos falsificaram a contabilidade'

Silvio Santos admite que profissionais do banco Panamericano podem ter adulterado balanços para garantir o pagamento de bônus
O apresentador e empresário Silvio Santos admitiu, em entrevista a revista “Veja”, a possibilidade de fraude nos relatórios financeiros do banco Panamericano. A instituição apresentou um rombo de R$ 2,5 bilhões em suas contas e precisou de socorro do Banco Central para evitar a quebra.

“O que está me parecendo agora, mas não estou 100% certo, é que a operação era mesmo deficitária e os executivos, também para garantir seus prêmios, falsificaram a contabilidade”, disse o apresentador. Todos os integrantes da diretoria do banco foram demitidos.

Silvio Santos ressaltou que a situação que levou ao rombo no banco só será esclarecida após a conclusão das investigações. Ele diz que soube dos problemas no banco no dia 11 de setembro, quando recebeu uma ligação do presidente da holding Silvio Santos Participações, Luiz Sandoval, durante as gravações do seu programa no SBT. Nesta data, o Banco Central já estava trabalhando dentro do Panamericano há três semanas.




O apresentador questionou, na entrevista, o desempenho das auditorias que avaliaram o balanço dos bancos. “A Deloitte, a KPMG e o banco Fator, que fizeram uma avaliação do Panamericano, nada encontraram”, afirmou. “Como acionista, eu recebo um relatório mensal sobre o banco, o RGA, e não havia sinal da menor irregularidade”, completa.
Para cobrir as perdas, Silvio Santos admitiu a possibilidade de vender suas empresas, mas afirmou que vai evitar se desfazer de sua emissora de televisão, o SBT. “Estou com quase 80 anos e não tenho interesse especial em bancos ou indústrias de cosméticos. Posso vender as empresas e ficar com a televisão, que penso em deixar para minhas filhas”, afirma.
Silvio Santos disse que suas empresas valem mais do que os R$ 2,5 bilhões que deve para o Fundo Garantidor de Crédito. Ele afirmou ter recusado uma proposta de compra da Jequiti Cosméticos na última quinta-feira de R$ 500 milhões, porque entende que a empresa vale R$ 800 milhões

Nenhum comentário:

Postar um comentário