quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ação de juiz deixa Monte Carlo por um fio

LEÃO APARECIDO ALVES, IMPEDIDO DE ASSUMIR CASO CACHOEIRA APÓS AFASTAMENTO DE PAULO AUGUSTO MOREIRA LIMA, QUER SABER SE FOI INVESTIGADO A MANDO DO COLEGA SEM AUTORIZAÇÃO; SE COMPROVADA ILEGALIDADE, OPERAÇÃO DA PF PODE SER ANULADA

O caso do juiz que pediu afastamento do processo contra Carlos Cachoeira, alegando sofrer ameaças, pode colocar toda a apuração da Monte Carlo, que determinou a prisão do contraventor, em risco. O magistrado Leão Aparecido Alves, impedido de assumir o caso no lugar de Paulo Augusto Moreira Lima, após seu afastamento, por ser amigo de um dos acusados, fez uma representação no Tribunal Regional Federal para saber se foi investigado a mando do colega sem autorização da Justiça. Ele é suspeito de ter vazado informações da operação da Polícia Federal.

Se compravada sua suspeita – para ser investigado seria necessária a autorização do TRF –, toda a apuração da PF sobre o caso até agora pode ser anulada. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, semanas antes de a operação ser deflagrada, Moreira Lima e a PF desconfiaram de vazamentos. Mais de 20 ligações comprovavam a suspeita de que José Olímpio de Queiroga, um dos alvos da investigação e amigo de Leão, sabia sobre o caso. As suspeitas caíram sobre a mulher do desembargador, que é advogada.

A corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, minimizou o vazamento da Monte Carlo e considerou a operação da PF "um sucesso". Segundo ela, o principal agora é garantir a segurança de Moreira Lima, que disse que irá tirar suas férias acumuladas e sair do Brasil por três meses. O CNJ abriu uma investigação para averiguar as ameaças que o magistrado disse sofrer(http://brasil247.com/pt/247/brasil/65542/). O escolhido para assumir o caso(http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/65711/Por-f%C3%A9rias-novo-juiz-tem-pressa-no-caso-Cachoeira-Novo-juiz-caso-Cachoeira-promete-acelerar-processo.htm), depois que Leão foi considerado impedido, é Alderico Rocha Santos, que prometeu acelerar o processo por já ter compromissos agendados no segundo semestre, inclusive férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário