sexta-feira, 29 de junho de 2012

Guerra aos juros amplia popularidade de Dilma

NOVA SONDAGEM CNI/IBOPE REVELA AUMENTO DA APROVAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL; ÍNDICE DE “BOM” E “ÓTIMO” FOI DE 56% A 59%, INFLUENCIADO PELA DECISÃO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF DE ATACAR OS SPREADS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

 Acaba de ser divulgada uma nova pesquisa CNI/Ibope, sobre os índices de aprovação do governo federal e da presidente Dilma Rousseff. E, mais uma vez, a popularidade presidencial avançou.

O índice de pessoas que consideram o governo Dilma como “bom” ou “ótimo” aumentou de 56% para 59%, do primeiro para o segundo trimestre de 2012. A aprovação pessoal da presidente manteve-se estável em 72%. O jeito Dilma de governar, por sua vez, é também aprovado por 77% dos brasileiros.

O principal fator a responder pela alta na aprovação do governo foi a guerra deflagrada pela presidente Dilma contra os juros e spreads cobrados pelas instituições financeiras. Um movimento que vem sendo liderado por bancos públicos, como Banco do Brasil e Caixa, e seguido também por instituições privadas, como é o caso do Bradesco.

A pesquisa também constatou um aumento da confiança dos brasileiros em relação ao futuro. Hoje, 61% dos brasileiros acreditam que os próximos dois anos do governo Dilma serão melhores do que os primeiros. No primeiro trimestre, eram 58%.

Baixe aqui a íntegra da pesquisa CNI/Ibope e leia abaixo reportagem da Agência Brasil:

Avaliação positiva do governo atinge maior índice, mostra pesquisa CNI/Ibope

Aumenta novamente a avaliação positiva do governo Dilma Rousseff, de acordo com pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope, divulgada hoje (29). O índice de pessoas que consideram a gestão ótima ou boa subiu de 56%, em março, para 59% em junho. É o maior percentual registrado desde o início do governo.

Já os índices de brasileiros que aprovam a maneira como Dilma governa e que confiam na presidenta ficaram estáveis em 77% e 72%, respectivamente, em relação a março. Sobre a expectativa em relação ao restante do mandato de Dilma, 61% consideram ótimo ou bom e 25%, regular. O percentual dos que acham esse quesito ruim ou péssimo se manteve em 10% desde dezembro de 2011

De acordo com a pesquisa, a melhora na avaliação do governo foi puxada pelas medidas econômicas adotadas. Prova disso, afirma a CNI, é o fato de, entre as nove áreas avaliadas, as três que apresentaram melhora terem sido a de taxa de juros (cujo índice de aprovação subiu de 33% em março para 49% em junho), a de combate à inflação (passou de 42% para 46%) e impostos, que aumentou de 28% para 31%.

As áreas mais bem avaliadas foram combate à fome e à pobreza, com 57% de aprovação, meio ambiente (55%) e combate a desemprego (53%). A pesquisa da CNI registrou que as áreas que tiveram suas avaliações pioradas foram as de saúde e educação, com índices de reprovação de 66% e de 54%, respectivamente. A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2002 pessoas em 141 municípios entre os dias 16 e 19 de junho. A margem de erro é 2 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário