quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bienal mais perto

Depois de ter sido adiada, a sétima Bienal do Livro de Campos ganhou confirmação de data para a realização. De acordo com informações do Departamento de Eventos da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), o evento será realizado entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Já o secretário de Cultura, Orávio de Campos diz ainda não ter informações disponíveis sobre o evento e que em breve os detalhes serão divulgados.

A Bienal estava prevista para acontecer entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro e foi adiada um mês antes da realização sob a alegação de que o período não combinava com a disponibilidade de horário e agenda de autores convidados. Para a nova data, ainda não há nomes de autores, livrarias ou editoras convidadas divulgados, mas, segundo a diretora de eventos da FCJOL, Fabiana da Silva, a programação está praticamente fechada.

— A Bienal acontecerá no Cepop, como o previsto, e já temos pronto o planejamento de como será essa estruturação. A programação está praticamente fechada, mas ainda não podemos divulgar os detalhes — disse Fabiana.

Segundo o diretor do Departamento de Literatura da Fundação Cultural, a curadoria do evento é mais uma vez de Suzana Vargas, que organizou a última Bienal do Livro de Campos. Suzana é escritora, professora de literatura e foi curadora e produtora do projeto, até então pioneiro, Rodas de Leitura no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

Este ano, o evento literário terá co-mo tema os 90 anos da antropofagia — manifestação artística brasileira da década de 1920, fundada e teorizada pelo poeta paulista Oswald de Andrade. Além disso, a sétima Bienal do Li-vro vai homenagear o escritor baiano Jorge Amado pelo seu centenário e Alberto Lamego pela importância da sua obra para o município. O evento ainda vai fazer menção ao escritor campista Osório Peixoto e na parte lítero-musical fará menção a Luiz Gonzaga.

— Não podemos dar muitas informações sobre a programação da Bienal porque dependemos da curadoria confirmar os horários de cada convidado de acordo com a agenda e disponibilidade deles. Temos os autores que desejamos trazer, mas a confirmação depende da curadoria — disse Alcir Alves.

A FCJOL é a responsável pela organização e realização da Bienal, assim como do II FestCampos Estudantil de Poesia Falada, XIV FestCampos de Poesia Falada e XXII Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho — que aconteceriam dentro da programação da Bienal. Os concursos literários, inicialmente, tiveram a data mantida, mas, posteriormente, também foram adiados para o próximo dia 14. A realização será no Palácio da Cultura e não no Cepop como era o projeto inicial. Os eventos foram, então, desvencilhados da Bienal do Livro de Campos.

A presidente da Fundação, Patrícia Cordeiro, adiantou que a Bienal pretende abordar a literatura em várias vertentes. “Teremos mesas com diversos assuntos como música, teatro, cinema, entre outras, com diversidade para todas as idades: da criança ao idoso. Focamos em uma programação ligada ao modernismo. Nos camarotes do Cepop e em outros espaços, acontecerão oficinas, além de várias surpresas que estamos preparando para os amantes da leitura”, informou Patrícia Cordeiro.
Lívia Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário