quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Seminário: Alexandre Cardoso troca experiências sobre coleta do lixo

Para o prefeito eleito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso (PSB), que venceu as eleições com 51,51% dos votos (230 mil 549 votos totais), a prioridade número um do início da gestão será resolver a questão da coleta do lixo domiciliar na cidade. Tanto que seu primeiro compromisso após a vitória foi uma reunião com o atual prefeito, José Camilo Zito dos Santos Filho (PP), a fim de buscar soluções urgentes para o lixo acumulado nas ruas. “Tenho um compromisso imediato com a população da cidade que irei governar pelos próximos quatro anos: o lixo. É um problema sério, de saúde pública e que precisa de solução já”, defende o socialista. “Por isso, embora meu mandato só inicie em 1º de janeiro, a Prefeitura já estuda alternativas para o problema. Conversei também com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para resolvermos a questão do aterro sanitário em conjunto”.
O segundo compromisso de Alexandre Cardoso foi com seus eleitores: findas as eleições, ele começou a percorrer todos os bairros do município agradecendo o voto de confiança que a população deu às suas propostas para governar a cidade. “Fiz questão de ir a cada canto de Caxias agradecer a todos que foram às urnas e mostraram que queriam uma mudança para a cidade. Vamos governar de forma transparente e cumprindo tudo aquilo que apresentamos durante os dois turnos da eleição municipal”, reafirmou. “A população terá orgulho desta cidade que é o segundo maior PIB do Estado do Rio de Janeiro. Ela será rica também em Saúde, Educação e Qualidade de vida para seus moradores”.
O abastecimento de água em Caxias é outra questão que preocupa o prefeito eleito. Ele já esteve reunido com o governador Sérgio Cabral discutindo o tema, o qual se mostrou favorável à municipalização do serviço. “O governador apoiou nossa proposta e assim que assumirmos o mandato pretendo discutir com ele como será feita esta Parceria Público- Privada (PPP). Quero deixar claro que não fugiremos daquilo que apresentamos ao longo de toda a campanha”, anunciou o socialista Alexandre Cardoso.
Buscando adiantar soluções para as questões mais graves que afetam Caxias e com as quais se comprometeu durante a campanha, Cardoso também esteve reunido, no início de novembro, com o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, a presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea), Marilene Ramos, representantes da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e do DER. O objetivo: discutir parcerias do município com o governo do Estado.
Mais água - O abastecimento de água em Caxias esteve entre os temas prioritários da reunião. O diretor de distribuição e comercialização metropolitana da Cedae, Marcello Barcellos Motta, afirmou a Cardoso que ainda em novembro os bairros do primeiro distrito estarão recebendo um volume maior de água; quanto aos demais bairros, a companhia se comprometeu a estudar meios de ampliar a oferta, podendo utilizar uma parte da água que abastece a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) - proposta defendida pelo socialista na campanha eleitoral.
Outra medida acertada durante a reunião é a conclusão da Rodovia Presidente Kennedy até abril de 2013. Os rios e canais serão dragados pelo Inea, que já conta com três máquinas na região. A obra, lembra Alexandre Cardoso, vem causando uma série de problemas à população. O Inea também informou que está realizando programas de dragagem nos rios Iguaçu e Sarapui, que cortam o município, já tendo enviado três máquinas para esta função. A presidente do órgão revelou que tem aproximadamente R$ 700 milhões para investimentos na região e que irá deliberar com o socialista, ainda em novembro, a limpeza de valões e canais da cidade, visando reduzir o problema das enchentes que afetam grande parte de Duque de Caxias.
“Foi uma reunião importante porque discutimos as prioridades para o município, além de saber que existem recursos e também o desejo do governo do Estado de investir em nossa cidade”, avaliou. “O que falta, na verdade, são projetos para que as obras sejam postas em prática”.
O vice-governador Luiz Fernando Pezão declarou que a capacidade de administrar do socialista Alexandre Cardoso pode viabilizar parcerias importantes para Caxias, pois o governo do Estado tem recursos para serem aplicados na cidade, desde que existam projetos. “Temos, por exemplo, uma verba no valor de R$ 800 milhões para o asfaltamento de ruas na Baixada Fluminense e com toda a certeza Duque de Caxias será contemplada”, assegurou.
A intenção de Alexandre Cardoso com iniciativas do gênero é, ao mesmo tempo, abrir um canal de comunicação com o governador Sérgio Cabral e o Governo Federal. Ele revela que pretende fazer um governo de parcerias e acabar com o isolamento em que Duque de Caxias esteve nos últimos anos. “Vou marcar audiência com a presidente Dilma para mostrar a realidade de nossa cidade e a necessidade de trazer os recursos necessários para resolver a questão do lixo, saúde, educação e enchentes”, afirma. “Nossa administração será marcada pelas parcerias. Nosso governo não será de ódio, mas voltado para todos”.
CONFIRA NA ENTREVISTA ABAIXO AS EXPECTATIVAS DO PREFEITO ELEITO DE DUQUE DE CAXIAS SOBRE O SEMINÁRIO: GOVERNOS MUNICIPAIS SOCIALISTAS – 2013/2016:
Portal PSB 40 Nacional: Quais os principais problemas que o sr. deve enfrentar ao assumir a prefeitura de sua cidade? Em que áreas?
Alexandre Cardoso: Em primeiro teremos a questão do lixo, já que há um acúmulo de lixo entulho em todos os bairros da cidade. Outra questão é colocar em funcionamento os postos de saúde e o hospital municipal Moacyr do Carmo. No caso dos postos de saúde, temos que fazer um levantamento dos medicamentos que estão em falta na farmácia e comprá-los em caráter de emergência, além de colocar os médicos para atender. Em relação ao hospital Moacyr do Carmo, pretendo instalar meu gabinete naquela unidade e colocá-lo para funcionar quase que imediatamente. Um problema que me preocupa é em relação às chuvas de verão. Como os rios, valões e canais não foram dragados nos últimos anos, faremos esta ação, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea), para reduzir ao máximo a possibilidade de enchentes no município.
Portal PSB 40 Nacional: Acredita que será possível resolver esses problemas adotando o jeito PSB de governar? De que forma?
Alexandre Cardoso:Como socialista não poderia governar de outra maneira, a não ser seguindo as diretrizes do partido. Nosso olhar sempre é voltado para a pessoa, para o trabalhador. O PSB tem exemplos de eficiência à frente de várias prefeituras do país, onde a população é prioridade. Fazer funcionar os postos de saúde, investir na Educação, implantar um projeto de mobilidade urbana são algumas das formas que diferenciam o Partido Socialista Brasileiro em suas administrações.
Portal PSB 40 Nacional: Quais serão suas prioridades, dentro desse contexto?
Alexandre Cardoso: Durante toda a campanha eleitoral apresentamos propostas que tinham a marca do PSB, como a implantação de uma secretaria especial para a mulher vítima de violência doméstica. Além de ajudá-la, iremos capacitá-la para que não mais dependa financeiramente do companheiro. Unir Saúde e Educação é mais uma marca do socialismo, garantindo aos estudantes atendimento médico e detectando nas escolas alunos com problemas. Criar escolas profissionalizantes e oferecer uma escola pública de qualidade, ampliar o número de pessoas atendidas pelo programa Bolsa Família, são algumas prioridades. É preciso lembrar que Duque de Caxias é a segunda cidade em arrecadação no Estado do Rio de Janeiro, ainda assim, cerca de 300 mil pessoas não têm água em suas residências, o que pretendemos solucionar, seja através da empresa estadual responsável pelo abastecimento ou criando uma companhia municipal de água.
Portal PSB 40 Nacional: O que o sr. espera/vem buscar nesse Seminário do PSB para os prefeitos eleitos? Por ex., assessoria em gestão, casos de sucesso na área da saúde, educação?
Alexandre Cardoso:A importância deste seminário está em oferecer aos prefeitos - eleitos ou reeleitos- em todo o país sugestões de projetos e programas que possam melhorar a qualidade de vida da população destes municípios. Projetos que deram certo em uma cidade podem ser,desde que adaptados à realidade de cada município, utilizados pelos prefeitos participantes. O principal no seminário será a troca de experiências entre os prefeitos socialistas.
Portal PSB 40 Nacional: Qual sua avaliação sobre essa iniciativa do PSB, visando auxiliar os prefeitos eleitos pela sigla?
Alexandre Cardoso: Um partido que obteve nas urnas o sucesso que o PSB obteve não poderia agir de forma diferente. É muito importante que os prefeitos eleitos em todo o país sigam a forma inovadora de governar do partido. E para isso, nada mais importante do que um seminário onde as grandes lideranças do Partido Socialista Brasileiro vão trocar experiências e colocar à disposição dos recém-eleitos ferramentas para que as administrações já possam iniciar o trabalho com uma boa transição – e, consequentemente, com uma gestão eficiente, moderna e alinhada com a mentalidade do partido.

Márcia Quadros - Assessoria de Imprensa do Portal PSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário