quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Chuvas submergem Caxias e desabrigam em Angra

Baixada Fluminense sofre com transbordamento do rio Capivari; distrito de Xerém, em Duque de Caxias, é o mais atingido; uma pessoa morreu; oito casas desabaram em Angra dos Reis; na regiaõ serrana, Petrópolis já tem 40 desabrigados; em Teresópolis, sirenes foram acionadas em cinco comunidades
 
Rio de Janeiro – A frente fria que chegou com força na madrugada de hoje (3) ao Rio de Janeiro provocou chuvas intensas na região serrana, no sul do estado e na Baixada Fluminense. Uma pessoa morreu em Xerém, distrito de Duque de Caxias, onde o Rio Capivari subiu ao nível das pontes e alagou diversos bairros. As informações foram divulgadas pela Defesa Civil Estadual.
 
Em Teresópolis, as sirenes foram acionadas em cinco comunidades com a subida do Rio Paquequer. Cinquenta pessoas ficaram desalojadas nas localidades do Vale da Revolta, de Perpétuo, Rosário, Caxangá e Pimentel. Em Petrópolis, os rios Bingen e Piabanha transbordaram. Houve escorregamento de terra e pedras nos bairros Independência, Siméria e São Sebastião.
 
Em Angra dos Reis, no sul do estado, oito casas desabaram e há 32 pessoas desalojadas. Na mesma região, em Mangaratiba, houve rolamento de pedras e um muro desabou, causando destruição em uma casa, na localidade de Conceição de Jacareí. Em Mambucaba, há 100 desalojados.
 
Chuva deixa pelo menos 40 desabrigados em Petrópolis
 
03/01/2013 - 10h57
Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Pelo menos 40 pessoas estão desabrigadas em Petrópolis, na região serrana do estado, por causa da chuva forte que começou na madrugada de hoje (3). A Defesa Civil do município informou que os rios Piabanha e Quitandinha transbordaram em diversos pontos, espalhando lixo e alagando ruas, casas e estabelecimentos comerciais. Muitas lojas atrasaram o horário de abertura porque estavam alagadas.
 
Ainda na madrugada, as sirenes instaladas em áreas de risco em Petrópolis e em Teresópolis, município vizinho, foram acionadas e moradores foram encaminhados para abrigos em escolas e igrejas. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu alerta para a possibilidade de transbordamento de rios da região.
 
Em Nova Friburgo também chove, mas por enquanto não há registro de alagamentos, deslizamentos ou pessoas desalojadas.
 
De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva em todo o estado vai continuar forte nos próximos dois dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário