terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sistema ferroviário terá R$ 200 mi em investimento

Projeto em desenvolvimento pela SuperVia e pelo Governo do Estado prevê redução no tempo de viagem dos trens e oferece mais segurança aos usuários; com o dinheiro, serão construídas novas passarelas, viadutos e muros ao longo do sistema ferroviário.
 
Agência Rio - A SuperVia e o Governo do Estado do Rio confirmaram que estão desenvolvendo um projeto para reduzir o tempo de viagem dos trens e oferecer mais segurança aos usuários. A concessionária se prepara para investir R$ 200 milhões na construção de novas passarelas, viadutos e muros ao longo do sistema ferroviário. Entre as principais medidas está acabar com as passagens de nível clandestinas, que atualmente chegam a 50.
 
Os recursos utilizados na melhoria do sistema sairão do financiamento concedido pelo Banco Mundial para a compra dos novos trens e reforma dos antigos. As composições custaram menos do que o orçado inicialmente. A previsão da SuperVia é de que o projeto das melhorias esteja concluído em fevereiro de 2013 e todas as obras sejam realizadas em um prazo de dois anos.
 
De acordo com a concessionária, pelas passagens de nível abertas indevidamente circulam dezenas de veículos por dia. O sistema ferroviário conta também com 39 passagens oficiais sinalizadas. Apesar de a legislação determinar que os veículos que se deslocam sobre trilhos têm preferência, desde o ano passado foram registrados 44 acidentes nesses locais.
 
Além de oferecer mais segurança, o fechamento das passagens vai reduzir o tempo de viagem. "A SuperVia considera indispensável o isolamento completo da área restrita à circulação de trens. A invasão das linhas ferroviárias põe em risco pedestres, animais e passageiros. Em diversos trechos, os maquinistas são obrigados a reduzir a velocidade e a atrasar a circulação por causa de invasão da linha férrea, principalmente em passagens de nível não autorizadas", disse o diretor de operações da Super-Via, João Gouveia.
 
Os primeiros viadutos a serem construídos serão na Pavuna e em Campos Elíseos. Para garantir também a segurança dos pedestres, o projeto prevê o aumento do número de passarelas para facilitar as travessias da via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário