sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Palanque do DEM no RJ é opção de Aécio

presidente Dilma Rousseff parece não ter problemas no Estado do Rio. Pelo menos no que diz respeito a palanques para sua campanha à reeleição em 2014. Se confirmado o atual quadro pré-eleitoral, a petista poderá ter ao seu lado o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), o deputado federal Anthony Matheus (PR) e o senador Lindbergh Farias (PT), três dos que disputam a sucessão de Sérgio Cabral. O mesmo não se repete com seu principal opositor, o senador Aécio Neves (PSDB). Até o momento, o tucano só encontrou acolhida no ninho do Democratas, que deve ter o vereador Cesar Maia como candidato ao Governo do Estado.

Para o vice-presidente do PSDB em Campos, Robson Colla, ainda é muito cedo para ter um posicionamento do PSDB estadual: “Certo é que ele não se alia com o PT nem o PMDB”, afirma.
— O PSDB pode sair com candidato próprio ou apoiar alguma candidatura que se alinhe com os preceitos que orientam nossa legenda. Ainda não vi nenhum direcionamento por parte da Estadual — explica o tucano, acrescentando: “Mas, sem dúvida, apoiando Aécio ou qualquer outro que for escolhido pelo PSDB para concorrer à Presidência!”.

O PSDB do Rio possivelmente não lançará nome próprio ao Governo, porque Otávio Leite e Luiz Paulo Corrêa da Rocha — dois de mais destaque no ninho tucano — deverão tentar a reeleição para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).

Desde maio o senador Aécio Neves vem discutindo uma aliança com o ex-prefeito e agora vereador Cesar Maia. “O DEM-RJ terá candidato. Não necessariamente eu. Se surgir um nome forte estamos abertos, mas desde que seja com o número 25. Sobre candidato do DEM (à Presidência da República), há segmentos, como nós, no Rio, que queremos Aécio. Mas da Bahia para cima e em Goiás, o nome de Eduardo Campos é ainda mais forte”, disse Cesar Maia recentemente. “Ideal para nós é o apoio do PSDB-RJ a um nome do 25. Aceitamos sugestões deles com muito prazer”, afirma o ex-prefeito.

A eleição para governador do Rio de Janeiro em 2014 promete ser acirrada, com, pelo menos, cinco fortes candidatos: Além de Pezão, Lindbergh, Anthony Matheus e Cesar Maia, o ministro da Pesca e Aquicultura, o Bispo Marcelo Crivella (PRB), já confirmou que é pré-candidato para o próximo ano.


Crivella foi reeleito em 2010 para uma das vagas de senador pelo Rio de Janeiro, junto com Lindbergh Farias (PT), só ficaria sem mandato em 2018, então não há muitos riscos politicamente para ele. Miro Teixeira (PDT) e Romário (PSB) são outros nomes possíveis para 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário