sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A CAMINHADA DE UM AMIGO PEREGRINO

Fernando Otavio De Freitas Peregrino (Belém, PA, 22 de abril de 1950)1 é engenheiro e político brasileiro.

Peregrino como é conhecido, foi líder estudantil no período da ditadura militar, tendo sido presidente do diretório da engenharia da UFF. Estudou na USP onde foi diretor da União Estadual dos Estudantes, primeira diretoria após o seu fechamento pela ditadura. Foi representante dos estudantes no Comitê Brasileiro de Anistia/SP, onde atuou em defesa dos presos políticos junto com Terezinha Zerbini e outros lideres sociais.
Participou ativamente da luta pela anistia, Constituinte, movimento das Diretas Já e da Ética da Politica nos anos 80. .Foi presidente da FAPERJ nos governos Leonel Brizola (1990-1994), Garotinho (1998-2001), Presidente do PRODERJ, e Coordenador de Desenvolvimento Humano do Gabinete do Governador. No Governo Rosinha (2002-2006), exerceu cargo de Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Secretário Chefe de Gabinete da Governadora.
Em 1992, durante o governo Brizola, Peregrino foi responsável pela implantação e funcionamento da Rede Rio de Computadores (Rede Rio), uma rede acadêmica de acesso à Internet de alta velocidade destinada a atender, exclusivamente, universidades, instituições de pesquisa e órgãos do governo.   Peregrino também participou da criação da Escola de Políticas Públicas e Governo (UFRJ) da qual foi professor e Diretor Executivo. Trabalhou com o professor Darcy Ribeiro na criação da Universidade do Norte Fluminense no governo Brizola. 

No governo Garotinho, participou da implantação do primeiro  Restaurante Popular na Central do Brasil e participou da implementação da primeira Delegacia Legal, a 5ª. DP programa pioneiro no Brasil e elogiado pelo Assessor de Direitos Humanos da ONU. Peregrino participou da concepção e implantação da UEZO, Universidade da Zona Oeste durante o Governo Rosinha.
Em 2010, Peregrino foi candidato ao governo do Estado em oposição ao então governador Sérgio Cabral, tendo obtido 10,8% dos votos válidos e ficando em terceiro colocado.
Peregrino é membro do conselho da Fundação Darcy Ribeiro, e em toda sua vida política seu nome esteve ligado com o trabalhismo, é considerado hoje um dos herdeiros dos ideais de Leonel de Moura Brizola e do Getulismo.

Em 2012, disputou o cargo de vereador ficando como suplente.

ESTE É O NOSSO AMIGO FERNANDO PEREGRINO QUE RECEBEU UMA INDICAÇÃO DO PRESIDENTE REGIONAL DO PR (RJ) E DEPUTADO FEDERAL ANTHONY GAROTINHO PARA SER PRÉ-CANDIDATO NAS ELEIÇÕES DE 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário